segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Espaguete integral com tomates coloridos e creme de ricota

Estou em falta com o blog já faz uns dias. Tenho feito muita coisa ao mesmo tempo e diante disso tudo, ainda quero achar o meu tempo; pra mim, sabe? Bom, em meio disso, as comidas não param nunca. E acho que muitas das comidas que fazemos refletem em como estamos, como foi o nosso dia, etc. 
Bom, eu posso dizer que esse macarrão foi feito em um dia o qual eu estava bem cansada (dá pra ver que a foto não ficou muito amiga, né?), porém feliz. Apesar da foto não ter ficado tão bonita e "gostosa" quanto o macarrão, estou postando aqui. E não posso nem pensar em não postar esse espaguete integral, que ficou delicioso com esses tomatinhos coloridos orgânicos!! O sabor ficou especial! Claro que se você não encontrar os tomatinhos amarelos, use só os vermelhos. Mas tente usar dois tipos diferentes, para dar um contraste no sabor. 
Bom, é isso! 

Ingredientes:
o  300-400g de espaguete integral
o  300g de tomatinhos variados cortados ao meio
o  03 dentes de alho picados
o  03 colheres de sopa de cebola picada
o  100g de ricota fresca
o  1/2 xícara de nozes
o  1 xícara de manjericão
o  03 colheres de sopa de azeite
o  10g de queijo parmesão
o  01 dente de alho
o  azeite / sal / pimenta a gosto

Modo de preparo:
o  Coloque os tomates cortados ao meio em uma tigela e tempere com azeite, pimenta, sal e manjericão picado a gosto. Deixe marinando.
o  Em um processador, bata a ricota, as nozes, o manjericão, o azeite, o queijo parmesão e o alho, até virar uma pasta. Se achar necessário, coloque um pouco mais de azeite. Reserve.
o  Coloque água com sal para ferver em uma panela grande e cozinhe a massa. 
o  Aqueça uma frigideira larga e funda com azeite e refogue a cebola e o alho até murcharem.
o  Adicione os tomates marinados e o caldo. Refogue em fogo baixo por uns 5 minutos, só para ficarem levemente cozidos, sem desmancharem.
o  Escorra a massa cozida e coloque em uma travessa grande.
o  Adicione a pasta de ricota à massa e misture bem, até a pasta derreter e vira um molho cremoso. Se necessário, coloque um pouco da água que cozinhou o macarrão.
o  Após a pasta estar toda misturada e o molho cremoso, adicione os tomates refogados.
o  Salpique parmesão ralado por cima e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário