quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Gratinado de couve-flor com cherne, salmão e ervilha-torta

Não sei se alguém já pensou em juntar couve-flor com peixe e levar ao forno, mas eu posso dizer que pensei, fiz e ficou bom. A mistura ficou ótima! A couve-flor, diga-se de passagem, já é um legume maravilhoso. Aí, juntando-a com dois incríveis e saborosos peixes como o cherne (amo!!) e o salmão, não tem como ficar pior... Pois é... aí a pessoa aqui ainda inventa de colocar ervilha-torta (outra maravilha da natureza!) no meio... Gente, que delícia! A mistura dos sabores foi incrível. Cada mordida era um gostinho diferente, uma surpresa!
Quem quiser, pode colocar camarões no lugar dos peixes. Com certeza vai ficar maravilhoso! Se alguém quiser trocar o peixe, também pode, porém, aconselho usar um peixe firme como robalo (outro incrível!), congro rosa, linguado ou corvina. E a couve-flor, estrela principal do prato não deve ser trocada (por favooor!!), a não ser que você não goste... Sendo assim, coloque abobrinha, batata ou pupunha fresca. Claro que a textura vai mudar bastante, mas com certeza vai ficar gostoso.
Bom, vejam a receita abaixo!

Ingredientes:
o  01 couve-flor
o  300g de ervilha-torta
o  01 cebola picada
o  03 dentes de alho picados
o  03 colheres de sopa de farinha integral
o  1 xícara da água de cozimento dos legumes
o  1 xícara de leite desnatado
o  300g de salmão fresco cortado em cubos grandes
o  400g de cherne fresco cortado em cubos grandes
o  01 colher de sopa de orégano fresco picado
o  02 colheres de sopa de vinho branco seco
o  03 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
o  02 colheres de sopa de farinha de rosca
o  Azeite / sal / pimenta a gosto

Modo de preparo:
o  Prepare a marinada dos peixes: coloque-os em uma tigela e adicione o orégano, o vinho, umas 2 colheres de sopa de azeite, pimenta-do-reino e sal a gosto (pouco!). Misture bem e deixe pegando o gosto.
o  Ferva uma panela com água e sal e escalde os legumes rapidamente. A ervilha só vai ficar nessa água por no máximo 40 segundos. Coloque-a e deixe ferver um pouquinho e retire imediatamente, mergulhando em uma bacia com água gelada para interromper o cozimento. A couve-flor pode escaldar por um pouco mais de tempo. Depois, escorra os legumes.
o  Em uma panela, esquente azeite e refogue a cebola e o alho picados até perfumarem o ambiente e murcharem.
o  Acrescente a farinha de trigo e mexa com uma espátula.
o  Adicione a água de cozimento dos legumes e o leite aos poucos, mexendo sempre, até engrossar. Tempere com sal e pimenta e reserve.
o  Em uma travessa coloque metade da couve-flor no fundo, cobrindo-a com metade do creme. Despeje as ervilhas por cima do creme e espalhe os cubos de peixe, cobrindo-os com o restante da couve-flor. Finalize as camadas com a outra metade do creme e salpique o queijo ralado e a farinha de rosca por cima. Logo acima, regue com um pouco de azeite e leve ao forno (180C) por 45 minutos.
o  Os legumes soltarão bastante água, então não precisa cobrir a travessa. Deixe no forno até a couve-flor ficar cozida, porém ainda firme e durinha (al dente).


o  Sirva e bom apetite!

2 comentários:

  1. Que bonito Lívia!! Não como salmão, mas até me animei..
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Andréa!
    Ficou ótimo! Você pode trocar o salmão por outro peixe de carne firme, ou então, colocar mais cherne. O quem sabe camarão?
    Bjoos!

    ResponderExcluir