domingo, 20 de março de 2011

Filés de panga assados com pupunha e purê de abacate com kani

Pra hoje, que tal um peixinho?? Essa  é uma pergunta que costumo fazer com frequência aqui em casa.... Na verdade é difícil enjoar de peixe e frutos do mar, porque são tantas opções e tantas maneiras de preparo....  O que eu posso dizer desse prato de hoje? Bom, acho que já expressei por aqui a minha paixão pelo palmito de pupunha in natura, né? Pois bem! Comprei uma bandejinha e trouxe para casa para assar com os filés de panga que estavam descongelando na geladeira desde cedo. O purê de abacate foi uma coisa que estava querendo fazer a semanas e que finalmente foi idealizado! Bom, não vou falar muito e sim postar a receita deliciosa de hoje!
Filés de panga assados com pupunha:
Ingredientes:
02 filés grandes de panga (se desejar, pode utilizar pescada, viola, merluza)
400g de palmito de pupunha in natura cortado em rodelas
suco de 1/2 laranja
tomilho seco a gosto
noz moscada a gosto
sal / pimenta / azeite a gosto
Modo de preparo:
Assadeira com as camadas de pupunha e peixe antes de ir ao forno
Forre uma assadeira com papel alumínio, deixando sobrar papel suficiente nas laterais para que dê para fechar um pacote. Regue o fundo da assadeira com azeite (em cima do papel alumínio) e distribua rodelas de pupunha por todo o fundo. Tempere bem com sal, pimenta e tomilho. Assente os filés de peixe por cima das rodelas de pupunha, também temperando-os com sal, pimenta, noz-moscada, tomilho e o suco de laranja. Por cima dos filés, finalize com os restante das rodelas de pupunha e tempera-as do mesmo jeito que as outras foram temperadas. Finalize com azeite por toda a superfície. Feche o papel alumínio fazendo um pacote. Feche bem para o vapor não sair durante o cozimento. Leve ao forno (180ºC) para cozinhar por uns 40 minutos.

Purê de abacate com kani:
Ingredientes:
1/2 abacate amassado
02 colheres de sopa de cebola picada
01 dente de alho
02 colheres de sopa de coentro picado
05 kanis bem picados
sal / pimenta a gosto
Modo de preparo:
Refogue a cebola e o alho no azeite até murcharem. Acrescente o coentro e refogue por mais uns minutos. Misture o abacate e tire do fogo (o abacate não pode cozinhar, pois fica com o gosto amargo). Bata no processador e tempere com sal e pimenta. Por último, acrescente o kani. Misture bem e sirva com o peixe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário