domingo, 27 de fevereiro de 2011

Filé de pescada com cebolas caramelizadas

Para hoje, uma daquelas receitas simples e práticas que ficam bonitas e gostosas..... fiz um dia desses à noite para o jantar. Pra variar, o forno foi o meu grande aliado (a CEG - empresa de gás do Rio de Janeiro - agradece!!). A mistura do peixe com as cebolas caremlizadas ficou boa!! O empanado do peixe foi feito com aveia, farinha de rosca e colorau (pra dar uma cor né!) Pra quem não sabe o que é colorau, aí vai a explicação: É um condimento vermelho feito de sementes de urucum. Dá uma cor bonita a comida. Em alguns lugares do Brasil, também é conhecido por colorífico. Bem, voltando ao prato, após empanar o peixe, levei ao forno. Enquanto o peixe assava, a cebola caramelizava na panela. Delícia!!
Cebola caramelizada:
Ingredientes:
01 cebola grande cortada em rodelas
03 colheres de sopa de azeite
03 colheres de sopa de açúcar
03 colheres de sopa de molho shoyo
Sal / pimenta a gosto
Modo de preparo:
Refogue as rodelas de cebola no azeite em fogo baixo até ficarem bem murchas. Acrescente o açúcar e o shoyo. Tampe a panela e deixe cozinhando em fogo baixo por uns 10-15 minutos. Após esse tempo, destampe a panela e deixe cozinhando até o caldo reduzir e engrossar um pouquinho. Tempere com sal e pimenta e sirva com o peixe.
Filés de pescada empanados:
Ingredientes:
02 filés (grandes) de pescada limpos
04 colheres de sopa de aveia em flocos finos
02 colheres de sopa de farinha de rosca
01 colher de sopa de colorau
Sal / pimenta / azeite a gosto
Modo de preparo:
Tempere os filés com sal e pimenta. Em um bowl, misture a aveia, a farinha de rosca e o colorau. Empane os filés com essa mistura. Unte uma assadeira com azeite e coloque os filés empanados dentro. Leve ao forno (220ºC) por 30 minutos, virando os filés na metade do tempo (15 minutos). Sirva com a cebola.
Bom apetite!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário