terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Almôndegas de frango e espinafre com suflê de cenoura

Há umas semanas atrás resolvi fazer umas almôndegas de frango com espinafre. Na verdade, não sei bem de onde saiu essa ideia...ela simplesmente veio.... Comprei tudo que precisava e corri para a cozinha pra implementar a grande ideia! Gostei bastante do resultado! As almôndegas ficaram bem saborosas e diferentes. Partindo daí, percebi que usando a criatividade posso fazê-las de vários sabores diferentes. Aos poucos vou testando e postando, mas é claro que se antes alguém se aventurar a fazer uma variação dessas almôndegas, fique a vontade para compartilhar conosco! Bom, para o acompanhamento, fiz um suflê de cenoura com alecrim (acho que cenoura tem tudo a ver com alecrim! É uma combinação perfeita!). Vejam a receita abaixo. Bom apetite!
Almôndegas de frango e espinafre:
Ingredientes:
500g de carne de frango moída
1/2 cebola picadinha (corte bem pequeno)
02 dentes de alho picadinhos
1/2 xícara de espinafre cru passado no processador
01 ovo batido
01 colher de sopa de gergelim preto
04 colheres de sopa de farinha de trigo integral
05  colheres de sopa de farinha de rosca
sal / pimenta / azeite a gosto
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes em uma tigela grande. Unte as mãos com azeite e modele as almôndegas formando bolinhas. Coloque em um tabuleiro untado com azeite e leve a geladeira para endurecer por uns 40 minutos. Após esse tempo, aqueça uma frigideira com azeite e grelhe as almôndegas virando os lados para ficarem douradas. Abaixe o fogo e tampe a panela para que cozinhem por dentro. Sirva com um molho de laranja por cima.
Molho de laranja:
Refogue 1/4 de uma cebola e 01 dente de alho picados no azeite até murcharem. Acrescente 04 colheres de sopa de saquê, suco de 01 laranja e 02 colheres de sopa de açúcar. Tempere com sal, abaixe o fogo e deixe reduzir até o molho ficar mais encorpado e mais escuro. 
Suflê de cenoura:
Ingredientes:
04 cenouras cozidas
06 colheres de sopa de água
03 claras 
03 gemas
03 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
01 colher de alecrim picado
sal / pimenta a gosto
manteiga / farinha para untar
Modo de preparo:
Faça um purê com as cenouras e a água. Adicione as gemas batidas, o queijo ralado e o alecrim, misturando bem. Tempere com sal e pimenta. Bata as claras em neve e misture-as delicadamente ao purê. Coloque a mistura em forminhas individuais (untadas e enfarinhadas) para suflê. Asse em forno pré-aquecido (220ºC) por 20 minutos. Depois abaixe a temperatura para 180ºC e cozinhe por mais 10 minutos.  Para saber se está cozido, enfie um palito no centro da forminha. Se o palito sair limpo é porque já está cozido. Sirva o suflê na hora para não murchar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário