quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Bolo de batata e siri

Começo a postagem de hoje me desculpando pelos 10 dias que fiquei sem postar uma receita sequer.... Assim não dá, né? É que andei meio sem tempo, mas prometo que voltarei a colocar receitas novas com mais frequência. A de hoje é especial! Foi preparada em outra cozinha de casa: A da casa da minha mãe!! Esses dias foram bem legais! Após uma chegada triunfal (de surpresa) à casa dela na grande São Paulo (quase matei a minha mãe de susto!), fomos a maravilhosa Ceagesp. Nooossa!! Incrível! Quantos legumes e verduras lindos e baratos! E quantas flores e plantas lindas! Ai ai ai ai.... Enfim! Vamos ao que interessa: Compramos várias coisas (é claro!) e dentre elas, carne de siri.... hummmm.. Eu particularmente adoro. Com ela, fiz esse bolo de batata, que ficou bem gostoso. Experimentem! Bom apetite a todos!!

Purê de batata e cebolas douradas:
Ingredientes:
1 1/2kg de batatas cozidas e escorridas
05 cebolas cortadas em rodelas
02 colheres de cebolinha picada
03 colheres de sopa de vinho branco
01 colher de sopa de mostarda escura (forte)
Sal / Pimenta a gosto / Azeite
Modo de preparo:
Faça um purê com a batata já escorrida. Não acrescente água para não ficar mole. Misture a mostarda ao purê, tempere com sal e pimenta e reserve. Em uma frigideira, refogue a cebola e a cebolinha no azeite até murcharem. Acrescente o vinho branco, sal, pimenta e abaixe o fogo (deixe no mais fraco possível). Deixe refogando por uns 30 minutos, mexendo de vez em quando. As cebolas devem ficar com um aspecto dourado e um caldo mais grosso (com a aparência de que foram caramelizadas). Reserve.
Recheio de siri:
Ingredientes:
250g de carne de siri desfiada
1/4 de cebola picada
01 dente de alho amassado
01 colher de sopa de hortelã picado
03 colheres de sopa de salsinha picada
02 tomates picados sem pele e sem semente
suco de 1/2 limão
1 1/2 de leite desnatado
02 colheres de sopa de farinha de trigo integral
01 colher de sopa de queijo parmesão ralado
Sal / Pimenta a gosto / Azeite
Modo de preparo:
Refogue no azeite: a cebola, o alho, o hortelã e a salsinha. Acrescente a carne de siri, o tomate, suco de limão e o leite. Tempere com sal e pimenta e misture bem. Abaixe o fogo e tampe a panela, deixando cozinhar por uns 30 minutos. Por último, acrescente a farinha peneirada aos poucos (para não empelotar) e o queijo. Mexa até engrossar.
Montagem:
Ingredientes:
Azeite a gosto
06 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
Modo de preparo:
Cubra o fundo de um refratário com metade do purê. Por cima, coloque as cebolas, cobrindo-as com o recheio de siri. Coloque mais uma camada do purê e finalize regando com um pouco de azeite e salpicando o queijo parmesão por cima. Leve ao forno (250ºC) por uns 25 minutos, ou até o queijo gratinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário