quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Filé de peixe ao molho de manga e Panquecas de alho-poró e pimentões

Para o post de hoje, preparei um filezinho de peixe ao molho de manga acompanhado de panquecas recheadas com alho-poró e pimentões (amarelo e vermelho). Na massa da panqueca, utilizei um pouco de farinha de trigo integral.
Para quem não sabe, os alimentos integrais fazem suuuper bem a nossa saúde (são ricos em fibras, minerais e vitaminas). Por não serem processados, esses alimentos "guardam" todos os nutrientes, com isso, nosso organismo tem um melhor aproveitamento dos mesmos. Além disso, eles trazem a sensação de saciedade por mais tempo, nos fazendo comer menos e diminuindo a nossa fome.
Tentem sempre utilizar alimentos integrais nas preparações. Para quem não está acostumado a usar farinha integral, aí vai a dica: como a farinha integral tem um gosto mais forte do que a farinha branca refinada, na hora de utiliza-la (dependo do que se for fazer), misture-a com um pouco da farinha branca. Assim o gosto da farinha não fica tão forte.
Bom, aí vai a receita:
Peixe ao molho de manga:
Ingredientes:
04 filés de peixe de sua preferência (pode ser cação, linguado, pescada, namorado batata)
02 mangas tommy sem casca e cortadas em cubos
1/4 de cebola picada
01 pedaço pequeno de gengibre
um punhado de hortelã inteiro (amarrado com um barbante - é só para dar um gosto no molho. Deixe amarrado para ficar fácil de tirar da panela depois)
1/4 xícara de açúcar
1 colher de sopa de vinagre de arroz
1 xícara de água
Azeite a gosto
Sal / pimenta do reino / suco de limão a gosto
Modo de preparo:
Refogue a cebola com o gengibre no azeite até a murchar. Acrescente os demais ingredientes e deixe no fogo alto até ferver. Depois que ferver, abaixe o fogo (para o mínimo) e deixe reduzindo por uns 20 minutos - mexendo de vez em quando para não agarrar no fundo da panela. Ele deve ficar grosso, quase sem liquido. Retire o hortelã e bata a mistura no processador (pode usar o liquidificador também) até obter um molho liso e cremoso. Por último, coe o molho para que ele fique bem lisinho e "fino".
Tempere os filés de peixe com sal, pimenta, azeite e umas gotinhas de limão. Coloque azeite em uma frigideira e grelhe o peixe virando cuidadosamente para os filés não quebrarem. Se estiverem grossos, tampe a panela e deixe cozinhando por um tempo até ficar todo cozido. Sirva com um pouco de molho por cima.

Panquecas de alho-poró e pimentões:
Ingredientes do recheio:
02 alho-porós cortados em rodelas finas sem as folhas (utilize somente a parte branca do alho-poró)
02 colheres de sopa de pimentão amarelo picadinho
03 colheres de sopa de pimentão vermelho picadinho
01 colher de sopa de coentro picado
01 colher da chá de mostarda em grãos
01 colher de sopa de farinha de trigo integral
1/2 xícara de leite
Sal / pimenta / azeite a gosto
Modo de preparo:
Refogue o alho-poró com o coentro no azeite até murchar. Acrescente os pimentões e a mostarda deixe cozinhando em fogo baixo por uns 7 minutos. Coloque a farinha e misture bem. Adicione o leite e mexa até engrossar. Reserve.
Ingredientes da panqueca:
01 xícara de leite
1/2 xícara de farinha de trigo branca
1/2 xícara de farinha de trigo integral
02 ovos
sal a gosto
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Em uma frigideira anti-aderente, coloque um poquinho de azeite e espalhe bem. Coloque um pouco da massa e espalhe por toda a superfície da frigideira. Com o auxílio de uma espátula, vire cuidadosamente a panqueca para dourar do outro lado. Repita esse processo até que a massa acabe. (em uma frigideira pequena, a massa rende para umas 15 panquecas).
Montagem:
Disponha as panquecas prontas em uma tábua, coloque um pouco do recheio no centro e enrole. Faça isso com todas. Arrume-as em um refratário ou tabuleiro.
Para finalizar:
02 colheres de sopa de queijo parmesão ralado 
03 colheres de pimentões picados
1/4 xícara de água
Modo de preparo da finalização:
Misture o queijo ralado com os pimentões reservados e com a água. Jogue por cima das panquecas e leve ao forno pré-aquecido (220ºC) até gratinar. Após gratinado sirva.
Qualquer dúvida que tiverem, é só perguntar!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário